Paisagem, Patrimônio e Ambiente
Paisagem cultural: experiências em restauração, inventário e preservação de edificação histórica/ Revitalização de complexo de complexo urbano tombado/ Políticas Públicas de Salvaguarda/ Pesquisa e extensão.
FAZENDA
PASSAGEM
RESTAURAÇÃO DA PROPRIEDADE DE ISMAEL JULIO DA SILVA
IPORANGA/ELDORADO, VALE DO RIBEIRA DE IGUAPE, BRASIL
A FAZENDA PASSAGEM FOI ADQUIRIDA PELA ARQ ARLETE NESTLEHNER EM 1997 APÓS SERIAMENTE DANIFICADA POR UMA ENCHENTE. SUA EDIFICAÇÃO É UM IMPORTANTE REMANESCENTE HISTÓRICO DE HABITAÇÃO RURAL, CONSTITUÍDA POR PARTIDO ARQUITETÔNICO CARACTERIZADO PELO SEU USO MISTO: RESIDÊNCIA E COMÉRCIO FLUVIAL.
A RESTAURAÇÃO FOI EXECUTADA UTILIZANDO AS TÉCNICAS TRADICIONAIS DO PAU A PIQUE, TODO O PROCESSO FOI DOCUMENTADO GERANDO A PRODUÇÃO DE UMA SÉRIE DE TRABALHOS ACADÊMICOS. OS OBJETO E DOCUMENTOS RESTAURADOS FORMAM HOJE O COMPLEXO DO MUSEU RURAL DA FAZENDA PASSAGEM.
Nossa cultura é uma conquista social, mantida pela contínua aprendizagem, por meio da experiência, práticas e conhecimentos locais, transmitidos pela relação histórica, dialógica entre os sujeitos sua comunidade e seus lugares.
PATRIMÔNIO
EM PRAÇAS
REVITALIZAÇÃO DAS ÁREAS LIVRES DA PAISAGEM TOMBADA DE IPORANGA
IPORANGA, VALE DO RIBEIRA DE IGUAPE, BRASIL
PROJETO DE REVITALIAÇÃO DE CONJUNTO DE ÁREAS LIVRES LOCALIZADOS NO PERIMETRO TOMBADO PELO CONDEPHAAT. PROJETO APROVADO PARA ACESSO A RECURSO A PROGRAMA DE INVESTIMENTO ESTUDAL EM OBRAS DE INFRAESTRUTURA PARA O TURISMO.
APROVADO EM 2014
REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE JUQUIÁ
JUQUIÁ, VALE DO RIBEIRA DE IGUAPE, BRASIL
POR MUITO TEMPO O PORTO DE JUQUIÁ FOI UM PONTO MODAL DE TRANSPORTES, ONDE AS MERCADORIAS DO VALE DO RIBEIRA ERA TRANSFERIDA PARA LINHAS FÉRREAS PARA CHEGAR A SANTOS E NA CAPITAL PAULISTA. DESDE 2003 A ESTAÇÃO ESTÁ ABANDONADA, O PROJETO DE REVITALIZAÇÃO BUSCOU VALORIZAR A CULTURA E HISTÓRIA LOCAL, DESENVOLVIDO EM 2015.
O esquecimento induzido é muitas vezes a estratégia utilizada para esconder a verdade, apagar a memória coletiva a fim de modificar registros históricos para fins ideológicos.
RESISTÊNCIATIBETANA
O patrimônio vernacular de templos de Lahdak
ARQUITETURA SUSTENTÁVEL EM LEH
LEH, LADAHK, INDIA, 2008
O CONHECIMENTO VERNÁCULAR É SUSTENTÁVEL, NECESSARIAMENTE, UMA VEZ QUE PARTE DO PRESSUPOSTO DA SOBREVIVÊNCIA E MANEJO DO TERRITÓRIO. O NORTE DA INDÍA SOFRE COM O IMPACTO DA EXPANSÃO DA CHINA, ENTRADA DE NOVOS MATERIAIS CONSTRUTIVOS E PERDA DO CONHECIMENTO ANCESTRAL.
EM 2008 PARTICIPEI COM A HABITAT UNIT, TU-BERLIN E A THF (TIBET HERITAGE FUND) DE UM PROEJTO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COM O EMPENHO DE CONTRIBUIR CIENTIFICAMENTE PARA O REGISTRO DE SALVAGUARDA DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO DE LEH. ENQUANTO DESENVOLVÍAMOS O LEVANTAMENTO DE UM TEMPLO BUDISTA E O PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DE UMA RUINA, OBSERVAVAMOS O FERVILHAR DE MANIFESTAÇÕES PEDINDO SOCORRO.
Nosso desafio atual está na promoção de novas epsitemologias, uma ciência capaz de articular os conhecimentos não formais, locais, tradicionais empiricos, constituinte da relação dialógica de sujeitos locais e suas próprias localidades.
TRILHAS MUSEUS
O patrimônio ferroviário de Paranapiacaba
EXPEDIÇÃO FUNICULAR PARANAPIACABA
Arquiteto Júlio Abe
EXPEDIÇÃO EXPLORATÓRIO ORGANIZADA PELO ARQUITETO E MUSEÓLOGO JÚLIO ABE, DURANTE 4 DIAS DE EXPEDIÇÃO INVENTARIAMOS AS CONDIÇÕES FISICAS DA ANTIGA LINHA FÉRREA DO FUNICULAR, QUE LIGAVA A CIDADE DE CUBATÃO A PARANAPIACABA E IDENTIFICAMOS O POTENCIAL DA PAISAGEM PARA IMPLEMENTAÇÃO DE "TRILHAS MUSEUS".
Obras de "modernização"e "melhorias" , expropriam as marcas de nossa identidade e memória , interferindo no imaginário coletivo e na paisagem, seja pelo esquecimento induzido, ou por falta de valorização do patrimônio cultural do local.
Lei Robin
HOOD
O patrimônio municipal de
Minas Gerais
Política de Salva Guarda do Patrimônio Municipal de Minas Gerais
Escritório Città Arquitetura
Minas Gerais é um exemplo na preservação do patrimônio. Supervisionado pelo IEPHA o governo transfere parte do ICMS para investimento de politicas de salvaguarda do patrimônio municipal.
Por mais de 5 anos colaborei coma consultoria para desenvolvimento de mapeamento e inventário de bens de interesse cultural, desenvolvimento e implementação de politica de educação patrimonial, avaliação de conservação de bem tombado em diversos municípios localizados no sul de Minas Gerais.